Trata-se de uma vila onde tudo se confunde com a própria história do gigantesco empreendimento. Dizem que é a vila mais iluminada de Moçambique! - E é verdade: por todo o lado vemos candeeiros devido à proximidade de Cahora Bassa. Com um tempo ameno - não costuma passar dos 25º - é um sítio onde se pode descansar. Inicialmente, o Songo começou por ser apenas um dormitório para os trabalhadores da barragem ... mas muitos acabaram por ficar e ainda vivem nesta pacata vila, onde só vemos pequenas vivendas com quintais, quase escondidas por entre o verde abundante.
Chegando à barragem de Cahora Bassa, deparamo-nos com vales e serras maravilhosas completamente virgens ... e lá em baixo está mais um monumento natural, o rio Zambeze. Um rio que passa por cinco países e que, juntamente com a albufeira da barragem, nos dá a oportunidade de admirar uma das mais belas paisagens que a natureza oferece. Tanto na albufeira como ao longo do percurso fluvial, conseguem avistar-se crocodilos, hipopótamos e outros répteis. Infelizmente, não consegui ver nenhum devido à falta de tempo. O rio é ainda palco de importantes pescarias, não só para locais como para turistas, por causa do peixe capenta e do peixe tigre, ambos deliciosos ... como comprovei!
10 comentários:
Não viste reptéis ... mas viste outros bichos bem giros!!!
***
Tenho 47 anos de idade,estive a estudar em Songo e vivi lá. Estive em Moçambique em Lourenço Marques, Tete, Songo e adorei lá ter estado, vim com 15 anos para Portugal
PAISAGENS LINDAS QUE SONGO, POSSUI APARECAM MAIS VESEZ NO NOSSO BELO MOCAMBIQUE E APRECIEM MAIS AS BELDADES DA NOSSA TERRA.
UM NDATENDA(OBRIGADO) POR MOSTRAREM ESTA BELDADE PRO MUNDO A FORA
PAZ E AMOR
É com as lágrimas nos olhos e o coração bem apertado que vejo fotos da minha terra... terra que deixei à 16 anos sem ainda la ter regressado... mas espero que o regresso esteja para breve. MUITO OBRIGADO por este momento de nostalgia.
Cumpri parte do meu serviço militar obrigatório(1972/74) em Tete e conheci o planalto do Songo onde estive durante a construção da barragem e implantação no terreno das torres de transporte de energia elétrica para a antiga Rodésia, África do Sul, etc.
Apesar das circunstâncias em que me encontrava aí,apreciei muito as lindas paisagens de Moçambique...
ujemjdhjnclçmwelkjq ncnmho87udwiemncv
ujemjdhjnclçmwelkjq ncnmho87udwiemncv
songo onde vivi de 72/74 uma das fazes felizes da minha vida.estive no destacamento policial do songo.c.caç.4543/72 um plutão fazia o controle de entradas no posto da maroeira,local de entrada do songo e barragem.vi hepopotamos,crocodilos,e tive o prazer de trabalhar nessa grandiosa barragem.osongo era um paraiso.e hoje?caso alguem se identifique com algumas coisas.pode escrever p/ jorita20@hotmail.com
a c.cac.4543/72 ficou instalada no quartel policial do songo durantea comissão,logo procuro issencialmente o pessoal da companhia mas mencionado assim podera aparecer pessoal dps onde tinha alguns amigos.eu era o quarteleiro e o mecarmas era conhecido das duas maneiras
Minha terra.
Êh impossível alguém se fartar dessa maravilha.
Paisagens invejáveis, temperatura sempre amena, fresca, um verde de se perder o fôlego.
simplesmente espetacular essa vila.
Norge na área.
Enviar um comentário