quinta-feira, 11 de junho de 2009

Zambia

Mais uma viagem feita, desta vez para a Zambia, para a cobertura do jogo da selecção da Zambia contra o Ruanda. Acompanhado por dois alunos da Zap, o Sandro e o Cossa, fiz a viagem de avião, enquanto a produtora e um dos motoristas, a Páscoa e o Keith, foram no carro de feixes numa longa viagem de quatro dias. Juntos fomos ter com a equipa que veio de Portugal e juntos fizemos o jogo em directo para a Sport Five.


Tivemos quatro dias em Kitwe (pelo menos a dormir), uma cidade a 50 km de Ndola, a segunda maior cidade da Zambia e onde aterrei na quinta-feira. O jogo foi em Chililabombwe, uma pequena cidade a 80 km de Kitwe, e correu bem - a equipa fez um bom trabalho, principalmente o pessoal da Zap, o que nos deixou muito orgulhos. Com muitas viagens à mistura, na traseira de pick-ups, passámos grandes momentos! Não só nas viagens e no jogo, como nas voltas turísticas que fizemos a Kitwe, conseguindo visitá-la praticamente toda. Até fomos à feira, onde comprei uns belos ténis da Caterpilar. Não posso dizer que a Zambia seja um país bonito, pelo menos da parte que conheci. Como é óbvio, a Zambia tem parques naturais lindíssimos, mas pelo menos os locais que vi não tinham grande beleza natural ... até porque a região onde ficámos é rica em cobre, daí praticamente só se ver no horizonte grandes fábricas, pertencentes a enormes minas, não é por acaso que a Zambia é um dos maiores produtores de cobre.



Por um lado até gostei de ver esta indústria toda. Nada em Portugal é comparavel às áreas que estas minas têm, só se vê montanhas de cobre feitas pelo homem, grandes camiões da Caterpilar, daqueles que só se vê no National Geographic, a carregarem o precioso minério em estradas de terra batida que mais parecem auto-estradas de três faixas! É tal a movimentação de camiões enormes que para fazer 80 km demorámos três horas, mas valeu a pena ... nem que seja para acenar às pessoas que na beira da estrada e nos outros carros nos acenam só por estarmos a passar. Parecia que toda a gente sabia que vinhamos filmar o jogo da selecção! Até nos check point da polícia - que mais parecia o comboio Lisboa-Porto com paragem em todas as estações e apiadeiros, de quinze em quinze quilómetros - nada de preocupante aconteceu! Aliás, todos foram simpáticos ainda antes de dizermos de íamos filmar a selecção ... imaginem, então, depois de dizermos - só queriam abraços e apertos de mão, para logo de seguida nos desejarem boa viagem e um viva a Zambia.


Foi uma das coisas que mais me marcou nesta viagem: a simpatia do povo zambiano, em qualquer lado por onde passavamos, as pessoas cumprimentavam-nos, os putos corriam atrás das pick ups, perguntavam de onde vinhamos, arranjavam sempre maneira de meter conversa connosco, o que até era fácil porque a língua oficial é o inglês. Correu tudo bem, toda a gente se deu bem, deu para curtir muito entre trabalho e lazer, gargalhadas e noitadas a conversar ... partimos na segunda-feira a pensar que não esqueceremos facilmente esta viagem. Pelo menos alguns não se vão esquecer das partidas como açucar na cama e sal na cerveja! Sabem como é, quem está comigo tem de se precaver ... e como os alunos ainda não foram praxados, tive a honra de lhes fazer a vida negra. Até no avião a caminho de Maputo houve porcaria, só podia! Foi a única vez que o Sandro e o Cossa tentaram alguma coisa contra mim e o resultado foi as hospedeiras a interrogarem-se o que é que estaria nas coca-colas que nós não bebemos . Posso dizer que só acabou quando aterramos em Maputo ... na segunda-feira à noite.

2 comentários:

solta disse...

Ténis Cat???
Isso é para me fazer concorrência, hein?

***

Chibin disse...

Uns Cat lindos que só me custaram 35 euros. EH EH
Finalmente tenho uns Caterpilar, já não era sem tempo.

***