sexta-feira, 29 de maio de 2009

Kruder Park

Pois é! Lá fui eu ao Kruder Park, mais uma vez. Tal como em Dezembro, na passada terça-feira tivemos de sair de Moçambique para renovar os vistos ... e que chatice isso é para nós! Mais uma vez, o local escolhido por todos foi o Kruder, para grande prazer meu. Prevaleceu o meu voto, já que da outra vez ainda ficou muito para ver - e acreditem que mesmo assim tive sorte.



Dez da manhã, todos fresquinhos e lá fomos os quatro: eu, o Mário, o Guedes e o Carrilho (um colega nosso). Por acaso, até tínhamos alguma pressa, porque fomos e regressámos no mesmo dia e o Kruder fecha as portas às 17h30. Demorámos cerca de três horas para chegar ao Parque, mais precisamente ao restaurante, vinte minutos na fronteira (até foi rápido), mais paragem para gasolina. São mais ou menos 200 km de viagem, em que os últimos 60 km não podem ser a mais de 50 km/h, por estarmos dentro das fronteiras do Parque. Tendo em conta que mal entramos no Kruder começam as paragens obrigatórias para ver os animaizinhos, tal e qual um paparazzi ... tal e qual um verdadeiro tuga! Mais uma vez, para qualquer lado que olhassemos só viamos Bambis, chegou a discutir-se a hipótese de tentar caçar um deles para o almoço. E lá vieram os animais que eu queria - finalmente, vi um rinoceronte a escassos 10 metros, como comprovam as fotografias. E mais, até vi um elefante a uns escassos 5 metros, o que não aconselho muito. Mal vi o elefante, assim de rompante, disse ao Carrilho para parar e recuar até lá. Ficámos maravilhados, sacámos logo das máquinas e telemóves para tentar tirar o máximo de fotos possíveis, era tanta a algazarra que assustámos o bicho. Por momentos o elefante veio lançado a nós, só me lembro de ouvir o Mário a gritar: "Arranca, Arranca, Arranca!". Eu e o Guedes tentámos acalmar a situação, o elefante só tinha ameaçado e, realmente, não tinhamos grandes hipóteses se ele viesse contra nós, até porque quando o Mário manda o Carrilho arrancar com o carro, ele deixa-o ir abaixo! Num segundo, ficámos com o coração na garganta, mas correu tudo bem e uns metros à frente descobrimos o porquê da situação: era uma "elefanta" a proteger a cria dos tão famosos e curiosos tugas.



O dia até correu bem: depois de almoço ainda deu para mais uma voltinha no parque e depois foi só regressar a Maputo, esperar pela renovação do visto na fronteira, que por sinal é uma grande seca. Já agora, fomos mandados parar por uma polícia Sul-Africana que foi só rir. Nunca tinha visto uma disposição daquelas, nunca fui tão bem tratado pelas autoridades, ainda por cima com uma multa de 1000 rans (mais ou menos 90 euros), por não temos o cinto de segurança posto, mas pronto correu tão bem que demos 200 rans à "oficial da polícia" ... até porque estávamos no gabinete dela, portanto ... Deu para ver muita imagem que nunca sonhei, incluíndo alguns animais que não tinha conseguido ver na primeira visita, como hipopótamos, crocodilos, rinocerontes. Só falta mesmo o raio do leão que não aparece.

3 comentários:

Kaya Kwanga disse...

Já vamos em 8 meses na "nossa terra" e continuo sem perceber se gostas deste pais pelo facto de estar perto do Kruger Park ou simplesmente sentes-te em "casa"!Não é preciso admirar o teu profissionalismo, apesar de não gostares de futebol.
Com diz a Letra da musica " Estamos todos aqui ....!
Um Abraço e uma boa viagem até á Zambia, seja lá isso aonde for, será em África de certeza.

solta disse...

Oh pah ... esse sol dá cabo de mim!

***

Ricardo Nuno Silva disse...

Caro João Resende:

Descobri hoje o seu blog.
Os textos chamaram-me a atenção, e as fotos ainda mais.
Os panoramas também são um excelente complemento! :-)

Já agora, aproveito para alertar para um pequeno lapso de edição. A grafia do nome do Parque é "Kruger Park".

A "tag" do post está ok, mas no título do post e no texto convém corrigir :-)

Mais uma vez parabéns pelo excelente blog!