quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Finalmente temos casa

E chegámos às 3 semanas em Maputo. Nesta semana passou-se muita coisa, talvez por isso não tenha feito posts aqui no blog e talvez por não ter tido paciencia. Mas as coisas estão a andar e a partir de agora já vou ter muita... É que - finalmente - estamos nas nossas casitas, mas já lá vamos.

Para já, fizemos mais um trabalho, uma conferência anual da CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research), feita no Centro de Conferências de Joaquim Chissano em directo para a TVM. Fomos para o centro no domingo montar os camiões, correu tudo bem ... e só não digo muito bem por algumas pequenas razões.

Desta vez o pessoal daqui até ajudou, funcionou tudo à primeira, com alguns ajustes, mas funcionou! Escusado será dizer que temos grandes profissionais aqui ... rrr ... rrr ... eu, o Neves e o Mário demos o litro como ó caraças. O pessoal daqui ficava pasmado a olhar para o nosso "profissionalismo", completamente boquiabertos e lá ajudavam, mas muito d e v a g a r i n h o, estilo alentejano ... mas muito pior! Ouve um dos operadores de camâra daqui então ... caramba, não dá para explicar! Epa, o puto não fez nada, nós chegámos as oito da manhã para montar e testar tudo, ele chegou por volta das três, para logo a seguir se sentar e não fazer nada.

Ah esqueçi-me de dizer que depois de montar o carro e testar tudo, no domingo de manhã, à tarde tivemos de desmontá-lo e porquê? Porque foi preciso mudar o camião de sítio, por causa dos seguranças do Senhor Presidente de Moçambique Armando Guebuza, que disseram que não podia estar ali. Pronto, lá mudámos aquilo de sítio como se fosse um sofá ou qualquer coisa parecida.

Voltando ao tal menino, já na segunda-feira, chegámos às sete horas da manhã para começar a conferência, ensaiámos um pouco, fizemos os últimos retoques e lá começou, às oito e meia. Estava a correr tudo bem, não fosse o menino estar atrasado. Chegou às nove para se pôr atrás da camâra e apontar ... fazer um plano ... trancar a camâra ... chegar-se para trás ... e encostar-se à parede a mexer no telemóvel. E lá ficou, até que ... saiu da camâra e foi-se embora. O Abílio bem que perguntava pela quatro, mas não havia e foi assim durante o resto da manhã, ora ia, ora vinha. Nesses momentos, imaginava o Abílio lá dentro indignado, a roer-se todo e a querer acender "aquele" charuto cubano, tão adorado por ele (o menino é lindo). Tirando esta personagem, o trabalho até correu bem, fizemos grande parte das quatro horas em directo para a TVM e para o telejornal.

Ainda na semana passada, ouve cortes de cabelo para o Neves e o Mário num cabeleireiro chamado Playboy! Pela cara deles quando lá chegámos, deviamos ser os primeiros brancos a quererem cortar o cabelo no estabelecimento, aí descobri que mais um ano ou dois e temos um careca. Também comemos comida tailandesa, que por sinal até não era má, foi a minha primeira vez, mas gostei e espero lá voltar. Mas mais importante que isto, o Mário e o Abílio, foram para a casa onde iram morar, um T3, com áreas fixes, é grandinha, já estava equipada, quase tudo prontinho, faltavam algumas coisas.

Já eu e o Neves, saltávamos de hotel para hotel: começámos pelo resort "e estavamos tão bem", mas pronto! Na passada segunda-feira tivemos de ir para o Hotel Avenida, não chegámos a dormir lá, dormimos em casa deles. O hotel era muito mau mesmo, talvez o mais baratinho que havia ali. Na terça fomos para o Hotel Terminus, após muita procura de hotéis o dia todo, este sim, muito fixe! Barzinho mesmo ao lado, uma piscina pequena, mas gostámos - iriamos para um quarto duplo, pensávamos nós - saiu uma suite enorme, com dois quartos, porque não tinham quartos disponíveis. Puseram uma cama extra e cobraram o mesmo preço! Quando nos perguntaram se nos importávamos de ir para lá ... não sei qual de nós disse primeiro que não haveria problema nenhum em ir para a mega suite.

Dormimos lá até segunda-feira desta semana. E ontem nova ronda: fomos para o Hotel Cardozo, simplesmente um dos melhores hotéis de Maputo. Sinceramente, não dá para perceber estas escolhas. Finalmente, hoje viemos para a nossa casa, um nono andar com vista para Maputo, quase no centro, um T3 com uma sala enorme, uma cozinha enorme, três quartos enormes, duas casas de banho ... e tudo no interior vai ser novo, como camas, electrodomésticos, sofás, etc.

Só hoje montámos uma fechadura nova, pusemos tvcabo e netcabo, ar condicionado, tivemos duas senhoras a limpar a casa, comprámos toalhas, lençóis, parecia uma festa. Por entre o pó das brocas a furarem paredes, martelos, pessoas a andarem de um lado para o outro, lá conseguimos passar o dia, ver o pôr-do-sol da nossa varanda ... para estar neste momento em que escrevo o post, sentado no meu sofazinho, a fumar um cigarro, a ver séries na foxlife e com o Neves completamente esticado em cima do outro sofá.

Finalmente vou ter o prazer de desfazer a mala de viagem, pôr a roupa no armário e quando acabar ter aquela sensação de que começou outra etapa aqui em Maputo: uma etapa que me diz que vou ficar aqui algum tempo, acompanhado por grandes senhores e confortável numa bela casa. Para mais tarde recordar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma verdadeira fada do lar ... que tu me saiste!!!

rititas disse...

não há nada como o pôr-do-sol africano...
*