terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Grandes vidas...(Kruger Park)

Faz hoje um mês que estou em Moçambique. Posso dizer que a cada dia que passa gosto mais desta terra, mas mesmo assim as saudades já são muitas ... não sei onde as vou meter se continuar assim, porque o coração já está a transbordar e agora que vem o Natal e Ano Novo ainda vai ser pior.

Mas nem tudo é mau! Como contei no post anterior, finalmente já estamos a morar na nossa casa. Fizemos ontem a nossa primeira refeição - atum com grão, ovo e batatas cozidas, soube mesmo bem!!! Estamos também a tratar da decoração da casa, a fazer algumas invenções para a casa ficar mais agradável, como vão ver nas fotos. No meio do trabalho e da preparação da ZAP (a produtora), ainda temos uns tempos livres, como por exemplo as quatro horas que eu e o Neves passamos na varanda da casa a apanhar banhos de sol ... que tanto gostamos. Temos a sorte de estar estrategicamente posicionados, há pessoas com sorte!!!

Também temos conseguido conhecer outros locais, aqui em Maputo, que por sinal é muito giro. Gosto principalmente da natureza que encontramos praticamente em todas as ruas, há muito verde nesta cidade. Na vista do apartamento vejo mais árvores do que prédios ... mas toda esta introdução serva para falar em novos sítios que conhecemos ... Ora aí vai: posso já dizer que realizei uma das minhas cinco viagens de sonho: fui ao Kruger Park, na África do Sul.


Começámos a viagem logo às seis da manhã de sábado. Eramos oito pessoas, três horas de viagem com uma hora de paragem na fronteira ... e que seca nós passamos ali. Mas lá conseguimos passar no meio daquela confusão sem problemas nenhuns. Assim que entrámos no Parque tivemos de fazer ainda cerca de 60km até ao resort onde iriamos ficar. O problema é que não se podia passar dos 50km/h, e também porque como mirones que somos, cada animal que aparecia paravamos para tirar dezenas de fotografias, um de cada vez porque estavámos numa carrinha. Primeiro ia a parte da frente ... lá se avançava um metro para depois tirar o pessoal que estava no meio e depois mais um metro para os que estavam lá atrás. E assim foi durante quatro horas, sim quatro horas, foi o tempo que duraram aqueles 60km.


Mesmo assim correu bem, deu para ver muitos animais. Assim que chegámos ao resort fomos almoçar ... ou melhor lanchar. E até tivemos companhia ao almoço: macacos que tentavam gamar comida ou bebidas, acho que ainda vi um a beber uma imperial, só faltou mesmo o tremoço. Depois do almoço fomos comprar umas lembranças do Parque e desfazer as malas no nossos Bungalows, onde passamos as últimas horas daquela tarde, na galhofa e a comer guloseimas.


O Domingo foi, sim, "o dia"! Levantamo-nos às três da manhã para ir fazer um safari ao nascer do sol, completamente sonolentos lá fomos, apanhar aquela brisa gelada da manhã, tentar ver os animais a acordar ... tentar, porque durante algum tempo não vimos nada. Chegámos a pensar que os bichos tinham ido à missa de domingo!


E o nascer do Sol?
Ah pois é, o nascer do sol foi espectacular! Adorei estar a ver ao mesmo tempo que andavámos no meio da savana, a ver aquela imensidão de paisagem que parecia nunca mais acabar, a cheirar aquele cheiro completamente desconhecido para o meu nariz e, finalmente, a ver os primeiros bichos a aparecer por entre a densa vegetação: elefantes, zebras, veados, rinocerontes, leopardos, girafas, macacos, águias e outras aves. Da tão conhecida expressão "Big Five", os cinco maiores animais, vimos 4, só faltou o leão.



Foi uma viagem de sonho este safari. Acho que todos gostaram de lá estar, pareciamos uma típica familia tuga aos berros, no meio da savana. Talvez por isso alguns animais não apareciam devido a balburdia que havia naquela carrinha, mas sinceramente, antes estar tudo a curtir do que estar tudo de trombas e não dizerem nada. Valeu a pena pelas amizades que ganhámos neste fim de semana e pelas paisagens novas que nunca pensei conhecer, pelo menos em tão curto prazo.

Beijinhos e abraços com muitas saudades.

6 comentários:

Paula Almeida disse...

É bom partilharem esses momentos connosco! É uma forma de viajarmos e de nos aproximarmos das V/ experiências... É que por cá a rotina é sempre mesma e sem dúvida ver essas fotos dá logo vontade de apanhar o avião e aterrar nessa terra mágica! Tenho mts saudades desse rapaz despaçarado e que está sempre no outro planeta! Beijinhos a todos. (namorada do Neves)

Anónimo disse...

SAUDADES!!!

Anónimo disse...

Olá!
Adorei as fotos dos animais. Isso é que é um privilégio!
Aproveita bem!
Beijinhos

rititas disse...

pois.. eu tb quando lá estive só me faltou ver o leão..
o nosso guia era um pouco sádico.. começou a contar histórias de carrinhas abalroadas por elefantes e pessoas mortas em excursões por leopardos.. enfim, um passeio agradável! lol..

mas q é um grande spot lá isso é...
bjss

Anónimo disse...

Ainda bem que vai dando para aproveitar ao Máximo a vossa estadia! Fotos lindas ... e sim Sr. Resende, comprovado, está realmente mais redondinho. tem de começar a comer os camarões e a lagosta sem batatas fritas ...
Espero que os próximos meses sejam bons como este parece que foi!
Beijinhos Mário!!! Andreia Rosa

Anónimo disse...

As fotos estão magnifícas e é bom ver que o menino também está!
Desejo-te um 2009 com muitos sucessos!!!
Um grande bj... outro p o Mário