sábado, 3 de janeiro de 2009

Um Feliz Natal e próspero Ano Novo em família


Começando pelo trabalho e para despachar já esta parte... Não estão bem a ver, estamos com um "andamento" que nem todos conseguem, entre filmar promos de Natal, Ano Novo e dos 28 Anos da TVM, dois directos (um sobre o Balanço a Anual do Governo Moçambicano, com os respectivos ministros e simultaneamente em directo para a Rádio de Moçambique, e outro sobre o Natal da Criança para a TVM). O mais giro é que os dois foram no mesmo dia, um de manhã e outro à tarde ... Correu bem, mas com os problemas do costume. Sinceramente, já não me chateio com isso, temos pelo menos dois camaradas da ZAP, o Helder e o Keith, motoristas dos camiões, que nos ajudam e já conseguimos montar e desmontar o carro mais rapidamente com cinco pessoas. Continuando com o "andamento", já o Neves não nos tem acompanhado nas gravações, porque tem de ficar os dias inteiros a editar as promos ... e o resto, claro, é do estilo gravar, levar para a ZAP, editar e entregar à TVM, para cinco minutos depois estar no "ar".

Andavamos e, claro, andamos todos muito cansados, mas fomos reconpensados no Natal. Um dos amigos que com muito orgulho ganhámos aqui em Moçambique, o César, convidou-nos para passar as festas em casa dele com a família. Acho que, sem excepção, adorámos aquele dia, embora tivessemos passado praticamente o dia a trabalhar. Às 19 horas fomos para casa dele, logo muito bem recebidos. Nem parecia que estamos em terras africanas, tivemos um Natal completamente português, com bolo-rei, bacalhau, cabrito, e pronto, um pequeno miminho aqui pró menino: sapateira e carangueijo. Não pude recusar e, claro, foi o meu jantar durante a noite toda, foi o "meu bacalhau", como dizia dias depois. Com as horas a passar muito rapidamente, muitas conversas, jogos de PS2 e filhozes, mousses, bolos-rei, pudins, etc, chegou a meia-noite, onde fomos surpreendidos pela mulher do César, a Fatinha, que apareceu vestida de Pai-Natal a distribuir presentes para o pessoal todo! Todos ganharam presentes que, no fundo, significaram muito.

E já no Ano Novo, dois dias antes, chegou o meu presente de Natal e agora não me apetece largá-lo. Passámos a Passagem de Ano no Clube Naval, juntamente com dezenas de pessoas que não conhecíamos. Não foi a melhor Passagem de Ano que já tivemos, mas dadas as circunstâncias até foi muito bom. Infelizmente, o Neves não estava muito bem devido à carga de trabalho e ficou adoentado. Mas foi fixe ver o ambiente dos Moçambicanos na Passagem, até houve fogo de artifício, putos a atirarem-se à piscina, cuspidores de fogo ... foi diferente do que estava à espera, mas valeu a pena cada momento.

Resumindo e concluíndo, com praticamente dois meses passados em Moçambique, estou a adorar cada dia! Nunca imaginei passar um Natal e uma Passagem de Ano em Moçambique, mas não podia pedir mais nada: tive um Natal tipicamente português em família e uma Passagem de Ano muito bem acompanhado, com a minha "mokinhas" que também se aventurou por terras africanas só para estar comigo. Claro está, as saudades estão sempre cá e não é com mensagens e telefonemas que vão desaparecer, embora atenuem um bocadito, o que já não é nada mau! Como sabem, ao principio, pouco fazíamos e, sinceramente, todos nós nos queixavamos por não trabalhar. Não conseguíamos estar sem fazer nada, mas de um momento para o outro, eis que começámos a ficar atolados de trabalho, quase sem conseguir respirar entre cada um deles - foi uma prova de fogo que conseguimos passar com a máxima distinção, para espanto de muita "gentinha". Praticamente estamos lançados no mercado e, para primeira impressão, diria que estamos muito "à frente" em relação ao que se faz aqui. Já nos elogiaram tanto, já disseram tão bem de nós, que somos os maiores, os melhores ... e quando nos perguntam como conseguimos trabalhar desta maneira, sabem o que respondemos?... Nós não somos os melhores, cada um é bom no que faz, mas acima de tudo somos uma equipa.

E pronto, desejo um Feliz Natal para todos e um Próspero Ano Novo. Beijinhos e abraços.

2 comentários:

Anónimo disse...

... e ao que parece começaste o Ano em Grande ... que belo presente enviou-te o Pai Natal!!!

Fico feliz por saber que estás bem ... desejo-te um 2009 com muitos sucessos ... e espero ver-te em breve!

Manda um bju ao Mário, outro para ti!

Chibin disse...

Obrigado Susanita, também espero tenhas um grande ano de 2009 e claro para o Nelson também. Pode ser que este ano traga uma loirinha pequenina, eh eh. Tudo de bom para ti miuda, qualquer dia apareco ai do nada. Beijinhos e abraços para o Nelson.