domingo, 12 de abril de 2009

Nampula

Esta semana de trabalho foi passada em Nampula, a fazer um vídeo institucional sobre a falta de água nas famílias moçambicanas. Um trabalho para umas das maiores empresas de Moçambique e com a participação do jornalista José Rodrigues dos Santos, da RTP. Além de Nampula, também tive a oportunidade de filmar a Ilha de Moçambique, algumas praias paradisíacas e aldeias completamente isoladas. Mas hoje vou falar só do tempo que passei em Nampula, o resto fica para mais tarde.


Imaginem então estar no meio de África, com paisagens deslumbrantes, em qualquer direcção que se olha, só se vê enormes planaltos rodeados por imponentes montanhas. Imaginem estar em contacto com aldeões nas mais remotas aldeias de Moçambique, observar como vivem o dia-a-dia. Foi com uma família, constituída por mãe e quatro filhos, que pude ver a realidade pura e dura africana: para terem água têm de se deslocar trinta quilómetros até ao riacho ou até à poça de água mais perto - o que como é óbvio, não é a melhor opção, embora seja a única. O problema é o contagio de doenças através destas águas, como a cólera e a malária. Daí estarmos a gravar este vídeo. Praticamente passei dois dias acompanhado por esta bela familia, filmei tudo o que fazem no dia-a-dia, a preparação das refeições, a ida à procura da água, as brincadeiras das crianças, a escola improvisada debaixo de um enorme castanheiro, até simulámos uma ida ao hospital para fingir um caso de cólera. Para ajudar a fazer a concretizar este projecto, foi convidado o jornalista José Rodrigues dos Santos para fazer as entrevistas, tanto à família, como a médicos, professores ... e para escrever o texto e gravar voz-off do vídeo.


Consegui gravar tudo o que precisava (e mais alguma coisa)! Como sempre, tive que gravar o nascer e pôr-do-sol ... o que para mim já é plano obrigatório da lista. Já agora, dois dias depois de chegarmos a Nampula, já tinhamos 90% do vídeo de sete minutos feito, só faltava mesmo os pivots e entrevistas com o José Rodrigues dos Santos. Portanto, o resto dos dias, embora a trabalhar, conseguimos também divertir-nos, ir à praia, passear por muitos sítios (verão mais no próximo post - o melhor fica para último), e ainda bem, porque toda a equipa mereceu: trabalhou arduamente, sem almoços, com viagens de três horas em estradas de terra batida, sol intenso, muito pó! Motivos que não impediram ninguém de fazer um bom trabalho, visto este vídeo ter o objectivo de sensibilizar mentalidades com muito dinheiro a ajudar este Continente, que bem precisa de ajuda. Pelo menos sinto que já fiz a minha parte, por mais pequena que seja.

3 comentários:

Bravo disse...

Os gestos solidários, por mais pequenos que pareçam, são sempre importantes... Muito bem João!
E como foi trabalhar com o José Rodrigues dos Santos? Ele foi meu professor na faculdade e gostava muito das aulas dele. É um bom professor. Mas é também bom colega?
Estou ansiosa para ver esse vídeo. Será que vai ficar disponível?

Beijo e parabéns pelo trabalho*

solta disse...

Não resisti: tive de ligar o PC para ver as primeiras fotos da última aventura!!! Gostei, especialmente da última panorâmica. E fiquei cheia de inveja, não só pela aprendizagem do contacto com o povo moçambicano, mas também por essa sensação de dever cumprido - de participação activa na construção de um mundo mais justo. Para todos.

***

Chibin disse...

Por acaso ele nem teve aqueles tiques de vedeta, até se portou bem e divertimo-nos á brava, com muitas anedotas pelo meio, acho que para além de jornalista e escritor, agora também tem futuro a contar anedotas. Em relação ao video, ainda vai demorar até poder ver o resultado final, assim que o tiver disponivel ponho aqui no blog.

Beijinhos meninas

ps - menina Bravo, ainda tou á espera das fotos de NY