quarta-feira, 1 de abril de 2009

Moçambique-Nigéria

No passado domingo fizemos mais um jogo de futebol, até agora o mais importante que a ZAP fez! Foi o jogo que opôs as selecções de Moçambique e da Nigéria no estádio da Machada, por sinal o maior de Moçambique, que registou cerca de 45.000 pessoas, e foi em directo para a TVM e SportFive, um canal sul africano nosso cliente neste projecto.



Como somos poucos aqui em Maputo, vieram de Portugal cinco bacanos muito fixes, dois dos quais já conhecia. Voltei a encontrar o Pedro e o Hugo, que tinham cá estado cerca de quinze dias. Chegaram no sabádo de manhã e logo de seguida, às oito horas, dirigiram-se para o estádio, onde nós já estavamos a montar o material. Juntos montamos tudo o que tinhamos e à tarde já estava tudo em casa ... uns a recuperar da viagem, outros do excesso de trabalho. Claro que não nos impediu de ir pela milionésima vez ao restaurante Sagres comer o belo do marisco e beber umas belas imperias, tudo por um preço simbólico de sete euros por cabeça! Tendo em conta o que comemos, é uma ninharia. No domingo, pelas sete da matina, fomos todos apanhados por um "chapa" alugado, visto sermos uma equipa de dezoito pessoas. Até ao estádio, que fica a cerca de vinte minutos de Maputo, foi uma algazarra dentro da carrinha, entre gritarias e canções o espírito estava em alta para este jogo. Chegados ao estádio, verificámos o material todo, testámos e às dez horas estavamos no "ar" em directo para a TVM ... directo que durou até ao começo do jogo, às três da tarde. Estavamos concentradíssimos nas câmaras, para dar o nosso melhor, e foi o que fizemos. Correu quase tudo bem, salvo pequenos erros de alguns camâras. Até o pessoal da TVM se safou - estavam inspirados! Mas o maior problema que tivemos e que ninguém reparou - só nós que estavamos atrás das camâras e no carro é que sabiamos - foi o facto de nos últimos vinte minutos do jogo, só termos três camâras a funcionar, num total de oito. A dada altura, ouvimos na intercom alguém a dizer "o carro está a arder" e passado uns segundos, as câmaras desligam-se em directo. Como é óbvio, o carro não ardeu, simplesmente houve um curto-circuito com um C.C.U.s das camâras! Sem saber o que se passava na altura e com o Abílio e o Mário aos berros dentro do carro, completamente stressados, e visto que só restavam três camâras, decidimos continuar o jogo e tentar safá-lo mesmo assim. O cómico no meio disto tudo e com alguma sorte, as camâras que tinham sobrevivido ao desaste eram as mais importantes para o jogo! Parecia que tinha sido de propósito: a camâra 1 "a que eu operava", por ser a "master" do jogo, a camâra 2 "a do Amado - um operador da TVM que tem futuro" era dos apertados, e por fim a 3 que captava as faltas e reacções, era importante por ser o Hugo a operá-la, sempre sabia o que fazer.



Lá nos aguentámos durante esses vinte minutos ... sem que ninguém se apercebesse. E no final do jogo recebemos orgulhosamente os parabéns do responsável e da produtora da SportFive ... Todos contentes fomos jantar à "Cristal", outro dos nossos restaurantes predilectos e, para variar, comemos nem uns alarves. Já agora, na segunda-feira voltámos a repetir a dose, tanto ao almoço como ao jantar ... a diferença é que passamos o dia na piscina.

3 comentários:

Sónia Castro disse...

É a loucura!!! :-)
Gostei muito da última foto, a da panorâmica.
E esse chapéu, é para imitar o ex-chefe!? lol
Beijos.

solta disse...

A panorâmica é mesmo a tua "cara"!!!

***

Bravo disse...

Muito bem! É só aventuras!
E por falar em panorâmicas, não te esqueças da minha sugestão de título para a tua exposição de fotografias nesse formato:
PanAMORâmicas. Lol! :)

Beijo e contnuação de bom trabalho e boa vida*